A OpenAI anunciou que o ChatGPT contará com uma memória que irá lembrar de assuntos discutidos em todas as suas conversas com a ferramenta. “(Isso) evita que você tenha que repetir informações e torna as conversas futuras mais úteis”, informa o comunicado.
Segundo a OpenAI, o usuário estará no controle da memória do ChatGPT, podendo definir se o chat deve lembrar de algo, perguntar o que ele lembra e dizer para esquecer em conversação ou por meio de configurações. O usuário também poderá desligar a memória totalmente.
O recurso foi lançando para uma pequena parte dos usuários do ChatGPT gratuito e Plus.
Como funciona a memória do ChatGPT
Ao conversar com o ChatGPT, o usuário pode pedir para que ele lembre de algo específico ou deixar que ele mesmo colete os detalhes. Segundo a OpenAI, a memória do ChatGPT ficará melhor com o tempo, à medida que o recurso for utilizado.
Alguns exemplos:
1. O usuário explicou que prefere que as notas da reunião tenham títulos, marcadores e itens de ação resumidos na parte inferior. O ChatGPT vai lembrar disso e deve recapitular as reuniões dessa forma.
2. O usuário informou ao ChatGPT que possui uma cafeteria no bairro. Ao tentar criar mensagens para as redes sociais, comemorando a chegada do estabelecimento, o ChatGPT saberá por onde começar.
3. Você mencionou que tem uma criança pequena e que ela adora águas-vivas. Quando você pede ajuda ao ChatGPT para criar seu cartão de aniversário, ele sugere uma água-viva usando um chapéu de festa.
4. Como professora de jardim de infância com 25 alunos, você prefere aulas de 50 minutos com atividades de acompanhamento. O ChatGPT vai lembrar disso ao ajudar na criação dos planos de aula.
Usuário terá o controle
O usuário poderá desligar a memória a qualquer momento (Configurações > Personalização > Memória). Enquanto a memória estiver desligada, você não criará nem usará memórias.
Se você quiser que o ChatGPT esqueça alguma coisa, basta dizer.
O usuário também pode visualizar e excluir memórias específicas ou limpar todas as memórias nas configurações (Configurações > Personalização > Gerenciar memória).
As memórias do ChatGPT evoluem com as interações e não estão vinculadas a conversas específicas. Excluir um bate-papo, por exemplo, não irá apagar suas memórias; você deve excluir a própria memória.
Mais detalhes estão disponíveis na seção de perguntas e respostas da OpenAI.