Inspirados no uso da ecolocalização de morcegos, pesquisadores desenvolveram óculos inteligentes que transformam informações visuais em representações sonoras únicas, permitindo que pessoas cegas e com deficiência visual “enxerguem”. A tecnologia pode mudar o mundo para os deficientes visuais, segundo informações da New Atlas.
Como funciona
O Foveated Audio Device (FAD) conta com um conjunto de óculos de realidade aumentada e um telefone Android OPPO Find X3 Pro. O Unity Game Engine 2022 gerencia a entrada de áudio e a saída de rastreamento de câmera/cabeça dos óculos. Em combinação, isso permite que o FAD transforme objetos em ícones de som distintos quando eles entram no campo de visão do dispositivo.
O teste
Os pesquisadores testaram os óculos em 14 participantes adultos cegos ou deficientes visuais. O estudo consistiu em uma etapa de treinamento, uma tarefa sentada onde o FAD foi usado para escanear e “sonificar” itens sobre uma mesa, e uma tarefa em pé que explorou o desempenho do equipamento quando os participantes caminhavam e procuravam um item em um ambiente desordenado. Quatro itens foram utilizados no estudo: tigela, livro, copo e garrafa.
O resultado
O dispositivo aumentou significativamente a capacidade dos participantes de reconhecer e alcançar objetos sem muito esforço mental.
Agora, os pesquisadores querem realizar alguns ajustes para que os óculos inteligentes possam ser, de fato, utilizados para melhorar a vida de quem apresenta problemas relacionados à visão.