Wandinha: mistério e humor sarcástico cativam a audiência | Review

Vocês já assistiram Wandinha, série da Netflix dirigida por Tim Burton?

Vale muito a pena! A princípio, é inevitável comparar alguns elementos com a saga Harry Potter – a trama se passa numa escola, os alunos são pessoas excluídas da sociedade, cada um possui um dom especial, etc.

Fora esse bloqueio inicial, que nos levar a pensar (erroneamente ou não) que qualquer filme ou série de fantasia, que se passe num ambiente escolar, pode ter inspirações na obra de J.K. Rowling, Wandinha tem seu mérito. A trama consegue nos divertir e prender a atenção com uma atmosfera que transita entre o sombrio, o potencialmente trágico e o cômico.

Jenna Ortega, a despeito de toda a polêmica em torno de seu estrelismo nos bastidores, consegue entregar uma atuação convincente. Não deve ser fácil imprimir carisma a uma personagem de semblante carrancudo, enigmático e mal-humorado.

Nomes da versão original

Quando vou conferir qualquer série ou filme, gosto sempre de deixar no idioma original, independente de é inglês, espanhol, francês, etc. Para minha surpresa – embora óbvio para o estilo Família Addams de ser-, os nomes dos personagens são bem diferentes da tradução para o português.

Wandinha, a protagonista, originalmente se chama “Wednesday” (ou seja, quarta-feira); Mãozinha se chama “Thing”; e o Tio Chico se chama “Fester” (infeccionar, em tradução livre). Sabia dessa?

Mistério envolvente

Nessa primeira temporada, Wandinha traz um mistério a ser solucionado, mais especificamente, uma série de assassinatos. Há muitos suspeitos e situações que desviam a atenção da audiência para o verdadeiro autor das mortes, mas se você observar atentamente, é possível matar a charada já na metade da temporada (ao todo, são 8 episódios), mesmo que a direção nos conduza à dúvida. Para quem curte o desenho Scooby-Doo, por exemplo, a série vai na mesma linha.

Segunda temporada confirmada

A segunda temporada de Wandinha já foi confirmada pela Netflix. Em entrevista para o TV Line, os criadores Gough e Millar contaram que pretendem mostrar mais do relacionamento de Wandinha com outros personagens, sobretudo com a mãe, Mortícia Addams (Cathrine Zeta-Jones).

A expectativa é que, durante a segunda temporada, a visão de mundo inflexível e pouco tolerante seja desafiada enquanto a jovem cresce e amadurece.

Deixe um comentário